Conta digital x Carteira digital: Qual a diferença?

Descubra agora mesmo a diferença entre conta digital e carteira digital.

O avanço da tecnologia tem sido responsável pela constante mudança que o mercado financeiro vem sofrendo atualmente. Conforme os dias passam, novas contas digitais vem surgindo e não somente isso, ultimamente o que tem virado moda é a carteira digital.

Cada vez mais pessoas se tornam adeptas a ambas as novidades do mercado financeiro. Dessa forma, as instituições financeiras que possuem agências físicas acabam também disponibilizando serviços digitais, para que assim não percam espaço no mercado.

O que tem se tornado cada vez mais comum o uso de ferramentas digitais, tais como as que já foram citadas previamente. Porém, por ser uma novidade acaba surgindo dúvidas entre os possíveis usuários das mesmas sobre qual seria a diferença entre elas e quando eu posso utilizar cada uma.

Pensando nisso, criamos esse texto para poder auxiliar vocês e assim ajudar que vocês entendam qual a utilidade de cada uma delas.

Conta Digital

Conta Digital

Uma conta digital é essencialmente uma representação virtual das conhecidas contas bancárias tradicionais. Elas disponibilizam uma gama de serviços, como transações, pagamentos, emissão de boletos e a capacidade de visualizar extratos, oferecendo tudo o que uma conta convencional proporciona.

Além disso, de maneira semelhante aos bancos tradicionais, algumas contas digitais incluem a opção de cartões de crédito e serviços exclusivos para seus clientes. Em resumo, é como ter seu banco na ponta dos dedos, eliminando a necessidade de deslocamento até uma agência física.

Funcionamento

As contas digitais operam de maneira descomplicada, conveniente e intuitiva. Em geral, é suficiente instalar o aplicativo da instituição desejada, concluir o cadastro e começar a utilizar os serviços.

A maioria das empresas enviam o cartão físico gratuitamente para o endereço do usuário, permitindo o início das transações financeiras logo após a abertura da conta, tudo de maneira virtual e segura.

Adicionalmente, a maioria das contas digitais disponibiliza cartões virtuais que podem ser empregados em compras online, simplificando ainda mais a gestão financeira dos usuários.

Em outras palavras, todas as operações, desde o pagamento de boletos até compras em shoppings virtuais, podem ser realizadas com apenas alguns cliques.

Carteira Digital

As carteiras digitais representam ferramentas que viabilizam transações financeiras por meio do seu dispositivo móvel. Em essência, são uma maneira literal de usar seu cartão sem tê-lo fisicamente em mãos.

Essas carteiras armazenam informações dos cartões de crédito e/ou débito dos usuários, permitindo que realizem compras por meio de seus celulares ou smartwatches.

O funcionamento das carteiras digitais segue o mesmo princípio de uma carteira convencional. Nelas, guardam-se as informações de seus cartões, podendo ser utilizadas a qualquer momento para compras em estabelecimentos físicos ou virtuais.

Para compras presenciais, basta aproximar o cartão (que está armazenado na carteira digital) da maquininha, e o pagamento é efetuado. Além disso, algumas lojas já aceitam pagamentos via QR code, o que também pode ser realizado por meio das carteiras digitais.

Funcionamento

Para utilizar uma carteira digital, precisa-se instalar o aplicativo da carteira desejada, sendo que algumas marcas, como Samsung e Apple, já disponibilizam suas próprias carteiras digitais pré-instaladas nos dispositivos.

Após realizar o cadastro no aplicativo, será necessário inserir as informações do seu cartão físico. Em alguns casos, necessita-se ativar a função de pagamento por aproximação diretamente na sua conta para que a carteira digital possa ser usada em compras realizadas em lojas físicas.

Além disso, algumas instituições possibilitam que os usuários transfiram dinheiro para as carteiras digitais, permitindo que os pagamentos sejam efetuados diretamente com os fundos armazenados na carteira virtual.

Diferença entre conta digital e carteira digital

Enquanto as contas digitais representam uma forma de conta bancária, as carteiras digitais consolidam cartões e recursos financeiros, possibilitando e facilitando pagamentos por meio de dispositivos como celulares e smartwatches.

Uma conta digital, por sua vez, não tem a função de agrupar diversos cartões; ela simplesmente fornece um cartão específico. Vamos ilustrar com um exemplo:

Miguel é cliente do banco X e possui uma conta digital, juntamente com um cartão de crédito vinculado à instituição. Entretanto, ele frequentemente esquece sua carteira física, contendo dinheiro e o cartão, em casa, o que dificulta a realização de pagamentos em estabelecimentos presenciais.

Nesse contexto, Miguel opta por instalar uma carteira digital e armazenar as informações do seu cartão de crédito nela. Dessa forma, sempre que for fazer compras, poderá efetuar o pagamento simplesmente aproximando seu celular da máquina de pagamento.

Qual vale mais a pena?

Quando se trata de analisar qual das duas opções é melhor, não se possui uma comparação plausível. Isso se dá pois ambas possuem funções diferentes.

Dito isso, para se analisar se para você será favorável a utilização de alguma das duas funções é necessário verificar o que se quer com elas. Assim, se você não se importa de possuir uma conta que não possui agência física, a conta digital definitivamente não será um problema para você.

E caso você queira praticidade de poder juntar diversos cartões em apenas um só lugar, como seu celular, sem precisar ficar carregando os cartões por aí, a carteira digital será a sua solução.

Veja também
Banco digital: Saiba tudo sobre esta modalidade

Fique por dentro de tudo o que se refere a contas digitais e suas vantagens.

Conta digital PJ: Conheça aqui suas vantagens

Fique por dentro de tudo o que se refere a uma conta digital PJ.

Entenda a diferença entre os tipos de empréstimos

Veja aqui qual é a diferença entres os tipos de empréstimos, e saiba identificar qual o melhor para você.

Contas digitais que facilitam transações no exterior

Aqui iremos mostrar para você opções de contas digitais que te dão acesso a transações internacionais, confira!

Deixe seu comentário

Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.