Banco digital: Saiba tudo sobre esta modalidade

Fique por dentro de tudo o que se refere a contas digitais e suas vantagens.

Com o avanço da tecnologia nos dias atuais, está cada vez mais fácil achar meios na internet de se fazer tudo. Então, atualmente o mais comum é ver pessoas que possuem contas digitais, e de certa forma até abandonando as agências físicas.

Mas o que pode explicar esse comportamento? A verdade é que essas contas acabam trazendo uma série de vantagens para seus clientes. E isso faz com que só atraia ainda mais pessoas para aderir a essas contas.

Aqui iremos apresentar a vocês mais informações sobre as contas digitais e quais são os benefícios que elas podem trazer para vocês.

O que é um Banco Digital?

banco digital

Um Banco Digital é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central (Bacen) que disponibiliza serviços bancários de forma totalmente digital, garantindo segurança e conveniência aos seus clientes.

Suas taxas, preços e encargos geralmente são mais atrativos em comparação com as instituições financeiras tradicionais. Uma vez que todas as operações, incluindo abertura de contas, pagamentos e outras solicitações, podem ser realizadas online, sem a presença de agências físicas.

Isso resulta em uma experiência sem burocracias, sem filas, com maior transparência e praticidade. O relacionamento entre o banco e o cliente ocorre principalmente por meio de canais eletrônicos, atraindo um grande número de novos clientes.

Os bancos digitais fazem parte da categoria mais ampla de fintechs, que são empresas digitais e inovadoras fundamentadas em tecnologia da informação, com o propósito de oferecer soluções financeiras (startups).

É importante destacar que nem todo banco digital é, de fato, um banco; muitas vezes, trata-se de uma instituição de pagamento ou fintech. A operação de bancos digitais requer autorização do Banco Central para garantir conformidade regulatória.

Serviços oferecidos pelos Bancos Digitais

  • Praticidade na abertura de conta;
  • Não possui tarifas;
  • Realiza pagamento de contas e boletos;
  • PIX;
  • Na maioria das vezes, cartão de crédito;
  • Entre outras opções.

É seguro investir em um Banco Digital?

Os bancos digitais são submetidos à regulamentação do Banco Central (Bacen). Isso estabelece diversas exigências para garantir a segurança digital das transações e a proteção dos dados dos usuários.

Além disso, essas instituições estão respaldadas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), proporcionando aos clientes a certeza de que o banco digital opera com a mesma segurança e proteção oferecidas pelos bancos convencionais.

Através do FGC, os clientes têm a garantia de reembolso de seus fundos em caso de intervenção, liquidação ou falência da instituição financeira pelo Banco Central, limitado a R$ 250 mil reais.

A conformidade com as regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é um requisito para todos os bancos. Dessa forma assegura a implementação de medidas de segurança nas plataformas virtuais para prevenir crimes cibernéticos.

Vantagens de se escolher uma conta digital

Muitos usuários têm optado por migrar de grandes bancos para pequenas e médias empresas que operam exclusivamente no ambiente virtual, devido às vantagens crescentes e facilidades oferecidas pelos bancos digitais.

Entre os benefícios mais significativos dos bancos digitais, destacam-se:

Ausência de taxas, tarifas e juros menores

Os bancos digitais oferecem transações isentas de custos, sem taxas de manutenção de conta, tarifas em transferências e anuidade nos cartões de crédito.

Essas vantagens conferem aos bancos digitais uma posição mais vantajosa em relação aos convencionais, com taxas de juros mais atrativas em suas operações.

Investimentos atrativos

Os bancos digitais proporcionam uma variedade de opções de investimento com maior acessibilidade e segurança por meio de suas plataformas digitais.

Praticidade

Com atendimento exclusivamente remoto, os clientes podem realizar todas as suas transações no conforto de seus dispositivos eletrônicos. Isso acaba eliminando a necessidade de deslocamento até agências físicas.

Atendimento personalizado

Os bancos digitais oferecem um atendimento personalizado, levando em consideração as necessidades específicas de seus clientes e proporcionando maior transparência e controle sobre as transações financeiras.

Disponibilidade

Ao ter o banco virtualizado no smartphone do cliente, o acesso ao aplicativo está disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Segurança

Contrariando alguns equívocos, os bancos digitais adotam soluções inovadoras para garantir a segurança em seus ambientes virtuais, seguindo as regulamentações impostas pelo Bacen e respaldadas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Sem burocracias

Todas as transações financeiras podem ser realizadas de forma virtual, sem as complicações típicas dos bancos convencionais, sem limites de transações e custos adicionais. Solicitações como empréstimos e financiamentos também podem ser efetuadas pelos aplicativos dos bancos digitais.

Serviços inovadores

Os bancos digitais fornecem aos clientes serviços financeiros atualizados e modernos, com sistemas internos de processamento e armazenamento de dados atualizados de acordo com as últimas tecnologias, operando em maior velocidade que os bancos convencionais.

Saldo econômico positivo

Os bancos digitais exercem um impacto positivo na economia, promovendo maior concorrência no mercado, ampliação da oferta de bens e serviços, adoção de recursos tecnológicos especializados e modernos, e democratizando o acesso aos serviços financeiros.

Veja também
Cashback em cartões de crédito: Como escolher o melhor para você!

Descubra como escolher o cartão de crédito com cashback ideal para otimizar ganhos financeiros e alinhar-se as suas preferências.

Conta digital PJ: Conheça aqui suas vantagens

Fique por dentro de tudo o que se refere a uma conta digital PJ.

Cashback: Descubra como conseguir descontos na fatura a partir deste benefício

Saiba como utilizar o cashback para conseguir pagar menos na fatura do seu cartão de crédito.

Controle financeiro: 14 aplicativos para te ajudar nisso

Ter um controle financeiro está cada vez mais difícil, assim, neste texto, iremos apresentar para vocês alguns aplicativos que podem facilitar na sua organização.

Deixe seu comentário

Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.