02 de outubro de 2017

Investir em LGI – Letra Imobiliária Garantida

A LGI é um novo investimento para captação de dinheiro para imóveis. A segurança do investimento pode receber proteção do FGC, mas é cedo para dizer, em vista de que os bancos não começaram a emissão de títulos.

A Letra Imobiliária Garantida (LIG) é uma nova modalidade de investimento atrelada ao setor de imóveis. Aprovada em 29 de agosto de 2017 pelo Banco Central, ela se torna uma alternativa aos instrumentos de captação para o setor imobiliário, hoje oferecidas em forma de LCI, Poupança e Certificado de Recebíveis Imobiliários (Cri).

Este investimento, que poderá ser emitida por instituições financeiras, é conhecido como covered bond no restante do mundo. Sendo bastante popular na Europa, onde soma cerca de 2,5 trilhões de euros custodiados, o Banco Central fez questão de seguir as recomendações internacionais ao máximo, a fim de garantir uma maior segurança para investidores dessa nova modalidade.

Hoje no Brasil o crédito imobiliário alcança cerca de 10% do PIB, enquanto em outros países em desenvolvimento o valor chega a 20% ou 30%. Dessa forma, a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques, conclui que há grande potencial para a LGI no Brasil, havendo espaço para dobrar ou até mesmo triplicar a oferta de crédito imobiliário no país.

LGI

Rendimento da LGI

O rendimento da LGI será por meio de previsão periódica de pagamentos de rendimento e rentabilização do principal. A atualização do valor nominal da LGI pode ser feita por algum índice de atualização de preços, como IPCA, ou por variação cambial – atrelado ao dólar, por exemplo.

Ainda é cedo para dizer de qual forma os bancos irão oferecer a LGI ou se há possibilidade de rentabilidade atrelada ao CDI.

Se o investidor escolher por rentabilidade atrelada a índice de preços, o prazo da LGI não pode ser inferior a 36 meses.

Segurança do investimento

Um dos grandes diferenciais da LGI em relação ao LCI é a possibilidade do imóvel em questão entrar como ativo de garantia. É claro que, como investidor, a instituição financeira continua sendo a responsável pelo pagamento do investimento, mas para a instituição esta é uma grande diferença.

Dessa forma, é possível que a Letra Imobiliária Garantida seja mais rentável para ambos lados, pois agrega menor risco. Para o banco, fica mais confortável emprestar dinheiro por meio da LGI.

Ainda não se sabe se haverá garantia do FGC nesta modalidade de investimento, mas é bem provável que sim, em vista dele ser contratualmente mais seguro e muito similar à conhecida Letra de Crédito Imobiliária.

Onde investir em LGI

Por enquanto, se tratamento de uma modalidade de investimento muito nova, ainda não há nenhuma instituição financeira oferecendo investimento em LGI. Espera-se que durante o primeiro trimestre de 2018 as primeiras opções comecem a surgir.

Até lá, você pode investir na Letra de Crédito Imobiliária, onde seu dinheiro também é destinado a construção e compra de imóveis.