O que é CDI – Certificado de Depósito Interbancário

O CDI se tornou um padrão para investimentos no mercado financeiro. Aprenda a calcular a rentabilidade do CDI e descubra o que é a Taxa DI.

Na hora de fazer um investimento em renda fixa, é unânime que você encontrará opções atreladas ao CDI, ou seja, que pagam uma porcentagem do CDI.

Mas o que é CDI? E por que simplesmente não exibir o valor absoluto dessa porcentagem, ao invés de forçar o investidor a fazer o cálculo manualmente?

Essas são perguntas comuns de investidores que estão iniciando, mas não é limitado somente a eles. Mesmo quem já é experiente no mercado financeiro tem certa dificuldade em entender o que é o CDI e porque ele existe.

Neste guia iremos sanar quaisquer dúvidas pendentes a fim de trazer mais tranquilidade para você, já que entender onde e como está funcionando seu investimento é primordial para um investidor consciente. Inicialmente trataremos do lado técnico e, em seguida, o que é útil de forma prática para quem quer aplicar dinheiro.

CDI Certificado de Depósito Interbancário

Certificado de Depósito Interbancário

A siga CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. Esse certificado é uma taxa de juros na qual bancos e instituiçÕes financeiras se baseiam para emprestar dinheiro uns aos outros, diariamente.

Sim, bancos também precisam de dinheiro emprestado. Pela legislação brasileira, nenhum banco pode terminar o dia com caixa negativo, então quando determinado banco tem mais saques do que depósitos, é necessário pegar emprestado de outra instituição para deixar o caixa positivo.

Nesses empréstimos, totalmente automatizados, usam a taxa do CDI para referência. Dessa forma, há um padrão entre os bancos, que facilita todo o processo.

A taxa CDI

De certa forma, o nome correto é taxa DI, pois CDI é o certificado que se baseia na taxa DI, conforme explicado acima. Porém, como uma convenção informal, no mercado financeiro se diz apenas taxa CDI ou unicamente CDI.

Essa taxa é determinada pela Cetip, uma instituição que registra diariamente todas as transações feitas pelos bancos e determina quanto vale o CDI.

Apesar de que, na teoria, essa taxa deveria oscilar diariamente, isso traria muitas dificuldades para as instituições. Dessa forma, é feito um cálculo anualizado para determinar a CDI.

É muito raro você encontrar algum lugar que use o valor diário do CDI, já que virou padrão usar o anualizado pela facilidade de entender quanto renderá determinado investimento ao ano.

Não é regra, mas o CDI segue a taxa Selic. É uma forma de manter os juros pagos pelos bancos próximo dos juros pagos pelas pessoas físicas, evitando gerar diferenças consideráveis para cidadãos e empresas.

Como investir no CDI

Como investir no CDI

Infelizmente pessoas físicas não podem investir no CDI diretamente, pelo simples motivo de que esse é um certificado unicamente para bancos e instituições financeiras.

Porém, conforme descrevemos anteriormente, o CDI se tornou um índice de referência para muitos investimentos no país.

Dessa forma, como pessoa física, você pode investir em diversas aplicações indexadas ao CDI. Listamos algumas delas:

  • CDB – O Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa, emitido por bancos e instituições financeiras, muito popular entre investidores. Grande parte dos CDBs estão indexados a taxa CDI, pagando entre 90% e 120% do CDI. Aprenda a investir em CDB.
  • LCI e LCA – As Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio são popularmente oferecidas indexadas a taxa CDI, pagando entre 90% e 100% do CDI. Este investimento paga menos que o CDB pois não há incidência de Imposto de Renda, dessa forma, resultando em um rendimento bastante similar. Aprenda a investir em LCI e LCA.
  • LC – A Letra de Câmbio, emitida por instituições financeiras não-bancárias, pagam entre 90% e 110% do CDI, bastante similar aos CDBs.

Dessa forma, procure na prateleira de renda fixa da sua corretora por alguns dos títulos acima mencionados e você com certeza encontrará investimentos atrelados ao CDI para aplicar seu dinheiro.

Como calcular rentabilidade atrelada ao CDI

É muito comum haver uma certa confusão entre iniciantes na hora de calcular rendimentos atrelados CDI. De forma a facilitar o entendimento, iremos explicar com um exemplo.

Imagine que hoje, apenas exemplificando, o CDI esteja em 8% e você tenha interesse em um investimento que pague 97% do CDI. Como calcular qual será a rentabilidade desse investimento?

É simples. Se o investimento paga [97% do CDI] e o CDI está 8%, basta você multiplicar um pelo outro.

Neste caso, 97% x 8% = 7,76%. Portanto, o rendimento anual do investimento seria 7,76%.

Para fazer o cálculo de forma fácil, basta multiplicar os valores (97 x 8) e então dividir por 100 (para chegar no valor em porcentagem).

Oscilação do CDI

É importante lembrar que o CDI, assim como a taxa Selic, oscila periodicamente, acompanhando a situação econômica do país. Dessa forma, o cálculo acima demonstra a rentabilidade anual do investimento se o CDI se manter por 8% (valor do nosso exemplo).

Se o CDI cair ou subir, é necessário recalcular. Por isso, o interessante é você usar uma média do CDI nos últimos anos, ao invés de usar o valor atual.

Em um período de 10 anos (2007–2016) a média do CDI foi de 9,83%, porém particularmente considero essa taxa alta, em vista de que deve-se haver positividade no crescimento econômico do país, o que deixaria o CDI mais baixo – além disso, você deve sempre fazer simulações para baixo, a fim de não gerar resultados super estimados.

Por fim, como recomendação pessoal, indico fazer os cálculos usando CDI em 8% ou 8,5%. Dessa forma evita-se criar grandes expectativas no investimento, que podem não ser correspondidas no futuro. Em caso do CDI subir, melhor pra você, que esperava uma rentabilidade menor.

Taxa CDI nos últimos anos

Para referência histórica da taxa, a fim de encontrar um valor que lhe traga segurança para simular investimentos, veja abaixo a tabela da taxa CDI nos últimos anos.

Rendimento CDI acumulado (%)
20172016201520142013201220112010200920082007
9,9314,0013,2410,818,068,4011,599,759,8812,3811,81

Para ver os dados mais atuais, acesse o site da Cetip e procure por “Taxa DI”, no cabeçalho.

Formado em Administração de Empresas, amante de um bom café e vinhos. Gosto de escrever sobre os mais variados assuntos.
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.