Empréstimo pessoal: Saiba como funciona esta modalidade

Saiba aqui todas as informações sobre um empréstimo pessoal e veja como funciona o processo de aprovação.

Existem vários tipos de empréstimos no mercado financeiro, de modo que as vezes fica até difícil de saber em qual deles você se encaixa. Sendo que muitos deles possuem um público restrito. Mas podemos dizer que o mais comum entre eles é o empréstimo pessoal.

Dito isso, aqui iremos aprofundar mais a explicação sobre essa categoria do empréstimo onde iremos detalhar a sua funcionalidade. Continue com a leitura para saber mais.

O que é um empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal

Um empréstimo pessoal é um tipo de empréstimo concedido a um indivíduo para uso pessoal, geralmente não vinculado a um propósito específico, como a compra de uma casa ou de um carro.

Ao contrário de empréstimos hipotecários ou financiamentos de veículos, nos quais o dinheiro é usado para uma finalidade específica, um empréstimo pessoal oferece flexibilidade ao mutuário para usar os fundos conforme necessário.

O empréstimo pessoal é uma modalidade amplamente utilizada de crédito que possibilita a disponibilização de fundos com taxas de juros mais elevadas em comparação com outros tipos de empréstimos.

Isso ocorre devido ao risco relativamente maior de inadimplência associado a esse tipo de crédito. Além disso, a obtenção desse empréstimo requer a comprovação de renda por parte do solicitante.

A concessão do crédito pessoal envolve uma análise detalhada do CPF do contratante, o que pode tornar a obtenção desse tipo de empréstimo desafiadora para aqueles que não possuem uma renda fixa documentada.

Como funciona a liberação do empréstimo pessoal?

O processo de liberação do empréstimo pessoal pode levar alguns dias, dependendo da instituição escolhida. Após a solicitação do crédito, a empresa realiza uma análise abrangente, verificando seu CPF, perfil de consumidor e documentação, a fim de avaliar sua elegibilidade para o empréstimo.

Se a análise for aprovada, a instituição elabora uma proposta que inclui todos os detalhes, condições e taxas associadas. Caso concorde, você deverá assinar o contrato, que contém os termos e condições da transação.

Por fim, o dinheiro será liberado conforme o prazo estabelecido pela empresa. Para continuar se mantendo informado sobre assuntos financeiros por meio dos nossos conteúdos, basta cadastrar-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

É possível acelerar o pagamento?

A agilidade na liberação do seu empréstimo pessoal está diretamente relacionada à qualidade da sua relação com o mercado financeiro. Isso ocorre porque esse tipo de empréstimo envolve a análise do seu CPF para compreender seu histórico financeiro, incluindo a pontuação de crédito fornecida pelos birôs de crédito.

Essa pontuação reflete o cumprimento de pagamentos pontuais, a existência de dívidas em atraso e outros fatores que avaliam o seu relacionamento com o crédito.

Quando você solicita um empréstimo pessoal, o banco considera essas condições para determinar se você é um pagador confiável ou se possui pendências financeiras, o que influencia na decisão de conceder o crédito e estabelecer as condições associadas.

Portanto, a única maneira de acelerar a liberação do crédito é mantendo uma relação saudável com suas finanças, o que facilita o acesso ao empréstimo.

Quais as exigências para solicitar um empréstimo pessoal? 

Diversas instituições estão encarregadas de oferecer esse tipo de crédito. No entanto, ao requisitar um empréstimo pessoal, é necessário atender a algumas condições básicas, tais como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Apresentar carteira de identidade;
  • Ter um CPF válido;
  • Residir no Brasil.

Para se certificar que a sua documentação é válida é importante ressaltar que caso utilize o seu sei RG, será necessário que ele possua sua data de nascimento, nome da sua mãe e a sua assinatura. Já no caso de utilizar a sua CNH precisa certificar que ela está dentro do prazo de validade da mesma.

O comprovante de residência que será necessário apresentar, deve estar dentro do prazo de 60 dias, da mesma forma que algumas instituições pedem comprovante de renda e também será necessário que ele seja atualizado.

Informações importantes 

Qualquer pessoa física tem a possibilidade de solicitar um empréstimo, mas é crucial estar ciente de quatro elementos essenciais: aprovação, taxa de juros, prazos e formas de pagamento, uma vez que cada instituição aborda esses aspectos de maneiras distintas.

  1. Aprovação: A maioria das empresas realiza uma análise de crédito, no entanto, algumas instituições oferecem uma linha de crédito pré-aprovada, eliminando a necessidade de análise de crédito. Isso possibilita a concessão do empréstimo mesmo para pessoas com histórico negativo, embora essa modalidade geralmente envolve taxas de juros mais elevadas.
  2. Taxas de juros: Devido à alta demanda, os empréstimos pessoais podem acarretar em taxas consideráveis, chegando a até 10% ao mês. É fundamental ficar atento ao Custo Efetivo Total (CET) e ler minuciosamente o contrato. Em caso de dúvidas, é recomendável esclarecê-las imediatamente.
  3. Prazos: O período máximo de pagamento geralmente é limitado a 24 meses, permitindo quitação em um curto espaço de tempo. Entretanto, dependendo do montante a ser pago, as parcelas podem ser elevadas.
  4. Formas de pagamento: Existem três opções de pagamento para o empréstimo pessoal, permitindo escolher entre débito automático, boleto bancário ou cheque pré-datado. Além disso, há a flexibilidade de selecionar a data de vencimento mais conveniente para o pagamento das parcelas.

Veja também
Desvendando o universo do cashback: Uma jornada pelos programas de recompensas

Saiba tudo sobre o universo do cashback e não perca nenhuma oportunidade!

Explorando as potencialidades do cashback: Muito além do desconto

Explore as inúmeras facetas do cashback e maximize seu potencial.

Cashback x Descontos: Decifrando a melhor estratégia para economizar!

Sempre fica aquela dúvida, cashback ou desconto? Descubra agora qual a melhor estratégia para você.

Empréstimo consignado: Conheça essa opção vantajosa para trabalhadores!

Saiba tudo sobre o empréstimo consignado para trabalhadores!

Deixe seu comentário

Não envie dados pessoais como CPF, RG ou renda anual.