NuConta – vale a pena abrir conta digital no Nubank?

A conta corrente digital do Nubank chegou: com investimento automático e foco na experiência do usuário, será que vale a pena abrir uma Nuconta?

Nessa terça-feira, 24 de outubro, a Nubank – até então somente emissora de cartões de crédito, lançou sua conta corrente digital, concorrendo diretamente com Banco Inter, Banco Neon e Banco Original no segmento 100% digital. A conta, que ainda está em testes e disponível somente para os que têm convites, busca simplificar a maneira como as pessoas lidam com o próprio dinheiro.

Conta corrente Nubank

Até o momento, as características da conta digital do Nubank são bastante limitadas:

  • Transferências em tempo real para outras NuContas
  • TEDs ilimitadas para outros bancos
  • Investimento com liquidez diária na conta corrente
  • Sem tarifas

E… Só.

É compreensível que, como um produto liberado somente para clientes dispostos a testar um produto que ainda não é final, os recursos sejam limitados, mas com a chamada “a revolução agora é para todo mundo”, é um tanto quanto exagerado dizer que há uma revolução, já que não são oferecidos serviços básicos.

Onde a NuConta precisa melhorar

Há uma enorme carência de recursos muito utilizados no dia-a-dia, como saques em caixas eletrônicos e pagamento de boletos. São características que, inacreditavelmente, não foram lançados de início.

Precisa sacar dinheiro para pagar estacionamento? Não tem jeito.
O boleto do condomínio chegou e precisa pagar? Não pode.

Dessa forma, a própria Nubank reconhece em sua página que você não deve encerrar sua conta corrente em outro banco ainda, pois a NuConta não é suficiente (ao menos por enquanto), para lidar com as necessidades de um usuário comum.

Investimento direto na conta corrente

Dinheiro parado em conta corrente não significa, necessariamente, que esteja parado. O saldo em conta será utilizado automaticamente em investimentos de liquidez diária (D+0), ou seja, você receberá juros pelo dinheiro na NuConta.

É evidente que a rentabilidade será menor que outros produtos de renda fixa, em vista de que será dinheiro de fluxo rápido, que não vai ficar parado por mais de um mês, por exemplo. Dessa forma, por obrigação, é necessário pagar Imposto de Renda e IOF.

A estratégia do Nubank, porém, é simplificar e não exibir nenhuma dessas informações, fazendo o cálculo automático da rentabilidade e exibindo para o usuário.

Rentabilidade

A única informação disponível sobre a rentabilidade é de que será próxima da Selic e que o dinheiro será investido em títulos públicos – ou seja, Tesouro Direto.

Confirmado, até o momento, é de que a rentabilidade será maior que a da Poupança – o que não é nada difícil de conseguir.

Vale lembrar que a inovação aqui é: simplificar o processo com rentabilidade competitiva, em vista de que outros bancos já fazem esse investimento em conta corrente. BB, Itaú e Bradesco oferecem ‘aplicação automática em conta corrente’ há anos, porém pecam por pagar valores extremamente baixos, entre 2 e 10% do CDI, um índice de referência em investimentos.

Nubank Nuconta

Vale a pena abrir uma NuConta?

Apesar das críticas, a conta corrente do Nubank oferece diferenciais e, por não cobrar mensalidade, a resposta é: sim, vale a pena.

Não somente por ser uma opção adicional aos bancos que já conhecemos, o Nubank tem uma grande sinergia de inovação e isso pode fazer uma enorme diferença para o futuro do produto. Apesar de não ser uma conta competitiva hoje, é evidente que essa será uma fase curta, já que a Nubank é uma empresa marcada pela inovação.

Se você receber um convite, vale a pena abrir uma NuConta para experimentar o serviço. No futuro, quem sabe, você consiga substituir sua conta corrente de qualquer banco por ela.

Por enquanto, abertura de conta corrente no Nubank só por convites, mas espera-se que até até o primeiro trimestre de 2018 o cadastro esteja liberado para todos. Acompanhe no site oficial.

Para abrir a conta corrente não há sem necessidade de aprovação de crédito, já que, diferente do cartão, você vai transferir dinheiro para a conta, e não esperar que a instituição ofereça-o.

Formado em Administração de Empresas, amante de um bom café e vinhos. Gosto de escrever sobre os mais variados assuntos.
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.