Minha Casa Minha Vida

Pensando em comprar um apartamento novo? Se esse for o seu primeiro apartamento então pode ser que você consiga um apartamento pelo Minha Casa Minha Vida. O programa criado pelo governo federal já ajudou milhões de pessoas a comprarem seu imóvel próprio de maneira facilitada, com os menores preços e juros.

Quer saber tudo sobre o Minha Casa Minha Vida? Nós te contamos tudo sobre o programa, como você pode se inscrever, faixas do programa e muito mais!

Como funciona o programa Minha Casa Minha Vida 2021

O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do governo federal para ajudar a população de baixa renda a construir seu primeiro imóvel por meio de subsídios. Primeiramente, é preciso esclarecer que nenhum banco público (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) fornece 100% do valor do imóvel.

como se inscrever minha casa minha vida 2021

Atualmente, o valor máximo dos financiamentos bancários por meio do MCMV é de 90% do valor total, sendo os restantes 10% por conta do comprador. Nesse plano, o governo fornece subsídios para famílias de baixa renda. Portanto, surge um problema:

É possível usar subsídios do governo como insumos de financiamento? Não, porque subsídios podem ser fornecidos para reduzir o valor do financiamento, reduzindo assim o pagamento das parcelas. Por outro lado, a entrada é determinada pelo cliente.

No entanto, algumas empresas de construção fornecerão projetos de desenvolvimento gratuitamente! Para saber como fazer isso, basta consultar um corretor.

Requisitos para participar do Minha Casa Minha Vida 2021

Os requisitos para participar do programa são básicos, mas necessários, uma vez que se você não estiver dentro deles não pode ser apto a ser beneficiário do programa.

Para participar do programa é preciso que esteja dentro de uma das faixas salariais, e de acordo com a qual você estiver será definido o valor do seu desconto e os juros.

Além de ter renda comprovada, o beneficiário não pode ter imóveis em seu nome ou de cônjuge. Pois a intenção é que os imóveis do Minha Casa Minha Vida sejam os primeiros.

Outros requisitos para participar do programa são:

  • não ter recebido benefício habitacional do governo federal;
  • não ter o nome no Cadastro Nacional de Mutuários;
  • nunca ter participado do Programa de Arrendamento Residencial;
  • não ter financiamento habitacional ou parcelamento de materiais de construção;
  • não estar registrado no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do governo federal;
  • não ser funcionário nem ser casado com algum servidor da Caixa Econômica Federal.

Quais são as faixas do Minha Casa Minha Vida 2021

Entendendo quais são as faixas do Minha Casa Minha Vida 2021 você consegue definir qual o imóvel que pode comprar, o valor do subsídio do governo, taxas de juros e prazo para quitar o financiamento.

As faixas são:

  • Faixa 1: O salário máximo deve chegar a R $ 1.800;
  • Escopo 1.5: A renda familiar deve atingir R $ 2.600;
  • Escopo 2: O salário de toda família não deve ultrapassar R $ 4.000;
  • Faixa 3: A renda domiciliar máxima é de R $ 9.000.

Lembrando que para participar do programa o valor do financiamento não pode comprometer mais de 30% da renda. Logo, você deve comprar um apartamento em que o valor do financiamento e das parcelas estejam dentro da sua renda de acordo com o prazo para o pagamento. Você também pode quitar o pagamento em até 30 anos. Logo, quanto mais tempo, menores as prestações.

minha casa minha vida financiamento

Como fazer a inscrição do Minha Casa Minha Vida 2021?

O modo de fazer a inscrição no Minha Casa Minha Vida depende da faixa que você está, pois pessoas que estão na Faixa 1 devem se cadastrar na prefeitura da sua cidade e o órgão é responsável por encontrar o imóvel dentro das condições do programa.

Já as faixas 2 e 3 tem a liberdade de procurar o imóvel que lhe interessa diretamente com uma construtura e depois levar os documentos ao banco, Caixa ou BB e realizar o financiamento, se estiver dentro das condições.

Documentos necessários para inscrição

Independente do seu modo de inscrição e da faixa, os documentos para participar do programa são os mesmos. Logo, já separa tudo com antecedência para não chegar no momento de financiar e estar com alguma coisa em falta.

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda dos últimos 6 meses;
  • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Declaração de Imposto de Renda pessoa física ou de isento;
  • Carteira de trabalho digital ou impressa
  • Certidão de casamento, se for casado.

Simulador Minha Casa Minha Vida 2021

Que tal antes de finalizar o cadastro você simular os valores para saber qual apartamento está dentro das suas condições?
Com o Simulador Minha Casa Minha Vida disponível no site da Caixa você pode fazer isso. Basta acessar ao site www.caixa.gov.br e clicar na aba “habitacional” logo você vai ver um link que redireciona para o simulador.

Coloque o valor do apartamento que você deseja e veja as opções de tempo de parcelamento e o valor de cada parcela, das primeiras às últimas. Além dos juros e muito mais.

Com o simulador você pode consultar quantas vezes quiser. É praticidade que você pode fazer pelo computador ou pelo celular. Experimente!

Formado em Administração de Empresas, amante de um bom café e vinhos. Gosto de escrever sobre os mais variados assuntos.
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.