Curiosidades sobre o Cartão de Crédito

O cartão de crédito é algo que todo mundo conhece, afinal é um dos meios de pagamento mais utilizados ultimamente. Podendo ser comprado para compras à vista, parceladas ou recorrentes é uma verdadeira mão na roda de quem precisa fazer compras com um prazo maior de pagamento.

Mas você conhece algumas particularidade e curiosidades desse produto? Neste artigo vamos contar algumas coisas que talvez você ainda não conhecesse sobre o cartão de crédito. Continue lendo e confira!

1- O primeiro cartão de crédito surgiu nos anos 50. A forma que surgiu é o fato mais interessante, já que o ex militar Frank MacNamara tinha esquecido sua carteira em casa e dependeu de amigos para pagar sua parte no jantar. Depois disso, conversou com amigos para encontrar um método que fosse aceito em vários estabelecimentos. Com isso, surgia então o crediário, que depois se tornaria um cartão.

curiosidades cartao de credito

2- Todos os cartões de crédito possuem o mesmo formato em qualquer lugar do mundo. Tamanho, largura foram definidos pelo ISO, Organização Internacional de Padronização.

3- Depois de ter a ideia para o cartão de crédito, Frank MacNamara fundou a Dinner`s Club (clube do jantar) e foi por essa empresa que o primeiro cartão de crédito foi emitido.

4- Os 16 números do cartão possuem funções de acordo com a posição. O primeiro dígito identifica a bandeira, do segundo ao sexto identifica os dados do banco que o emitiu. E do sétimo ao décimo sexto estão os número da conta e o dígito verificador que valida todas as transações. Essa sequência é a mesma para qualquer cartão do mundo e definida por padronização internacional.

5- Sem Limites: Em 1989 foi realizada a maior transação com cartão de crédito até então. Como o cartão não tinha um limite, a atriz Kim Basinger comprou uma cidade inteira na Geórgia e pagou com o cartão de crédito. A transação custou ao todo 20 milhões de dólares.

6- Recebeu um cartão sem pedir? Saiba que essa é uma prática proibida e nenhuma instituição financeira pode te enviar um cartão de crédito sem autorização prévia. As empresas podem ligar e oferecer o serviços, mas o cliente pode recusar sem problema algum e sem afetar a sua conta na instituição.

7- Atualmente o cartão de crédito é responsável por 70% pelo pagamentos feitos na internet. Sendo assim a forma de pagamento mais usada em todo o mundo. Estima-se que são feitas 10 mil transações com cartão de crédito a cada minuto.

8- O cartão de crédito é um dos produtos que mais traz lucro as instituições financeiras. Isso também se dá ao fato de que existem mais de 5 bilhões de cartões de créditos em uso em todo o mundo. Desses, 10% da população mundial tem mais de 10 cartões por pessoa em casa.

9- Segurança: Apesar de ser um dos principais alvos de fraudes, o cartão de crédito é um método de pagamento seguro. Afinal, se for roubado, clonado ou perdido, você pode entrar em contato com a instituição emissora e solicitar o bloqueio imediato e estorno de compras não reconhecidas. Já se fosse usado o boleto, por exemplo, é mais complicado pedir um estorno de compra.

10- Crédito Rotativo: A princípio pode parecer uma solução para quem não está conseguindo pagar o valor integral da fatura. Mas a verdade é que pagar apenas o limite mínimo pode te deixar com ainda mais dívidas. Afinal, os juros e encargos são altos e vão fazer com que você pague um valor muito maior do que o original. Por isso, evite utilizar desse recurso. O melhor é conversar com o banco e propor um acordo sobre a sua dívida.

Você já conhecia essas curiosidades sobre o cartão de crédito? Algumas são realmente algo que poucos comentam. Mas no final o cartão de crédito acabou se tornando um objeto que já faz parte do nosso dia a dia.

Nos conte nos comentários quais dessas curiosidades você já conhecia e qual foi a que mais se surpreender em saber!

Formado em Administração de Empresas, amante de um bom café e vinhos. Gosto de escrever sobre os mais variados assuntos.
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.